domingo, 24 de março de 2013

CRESOL Fervedouro inicia liberação de PRONAF

Técnico Misael em Visita


A CRESOL Fervedouro ja liberou as primeiras operações de PRONAF. O recurso vem do BNDES. As regras se mantem as mesmas, com juros e prazos extremamente vantajosos para o agricultor familiar. As operações são de custeio e investimentos. Também está sendo feito operações do PRONAMP. O Técnico do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé Barão do Monte Alto e Rosário da Limeira, Misael fez as primeiras visitas técnicas para a liberação dos primeiros PRONAF.

terça-feira, 19 de março de 2013

Sindicato tem nova diretoria

Autoridades presentes

Diretoria empossada


Dalberto, deputado Rogerio Correa, vice prefeito João Paulo e o prefeito Cristovam
Tomou posse no ultimo dia 15 de março em Rosário da Limeira a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé, Barão do Monte Alto e Rosário da Limeira, para o mandato de 2013 a 2017. Na cerimônia de posse o presidente da Gestão anterior, João Paulo, falou da sua atuação a frente no STR durante os dois mandatos em que presidiu a instituição, destacando o seu grande trabalho, agradeceu a todos pelo apoio e contribuição ao longo dos sete anos de seu mandato e também desejou a nova diretoria bom trabalho a frente do Sindicato. O novo presidente que assumiu, Dalberto, agradeceu a direção anterior e falou do seu compromisso e da nova diretoria com a instituição, destacando as prioridades do seu trabalho. Esteve presente prestigiando a cerimônia de posse o prefeito de Rosário da Limeira, Cristovam, O vice prefeito de Rosário da Limeira e presidente da CRESOL Fervedouro, João Paulo, o presidente da COOPAF, Carlinhos, O vereador de Rosário da Limeira, Adair Mendes, o coordenador estadual da CPT, Reinaldo, O pároco de Rosário da Limeira, Frei Gilberto e o deputado estadual pelo PT, Rogério Correa.

segunda-feira, 18 de março de 2013

STR de Muriaé realiza terceiro módulo da ESFORSI

Frei Gilberto - Palestrante

Grasiele - Palestrante

Participantes da ESFORSI
Foi realizado nos dias 15 e 16 de março de 2013, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Rosário da Limeira, o terceiro módulo da ESFORSI, Escolinha de Formação Sindical do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé, Barão do Monte Alto e Rosário da Limeira. Neste módulo tivemos formação com os temas Fé e Política ministrada pelo Frei Gilberto (Frei da Congregação Franciscana de Rosário da Limeira) e no dia 15 e no dia 16 de março tivemos a palestra Organização da Sociedade Civil/Conselhos com a Graziele (Funcionária da Secretaria de Assistência Social da  Prefeitura Municipal de Muriaé). Esta escolinha que tem o objetivo de capacitar diretores e lideranças das diversas comunidades da base do STR na diversas áreas de atuação da nossa entidade.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Presidenta Dilma anuncia medidas para a agricultura familiar e parabeniza a CONTAG pelos seus 50 anos


Presidenta Dilma presente no 11º Congresso da CONTAG


Diante de mais de 2.500 trabalhadores e trabalhadoras rurais presentes no 11º Congresso da CONTAG na noite desta terça-feira, 5 de março, a presidenta Dilma Rousseff parabenizou a Confederação pelo seu cinqüentenário. “Em um país como o Brasil, uma organização completar 50 anos é um feito, principalmente por conseguir se manter atuante. Fico feliz por estar nesse 11º Congresso e no início das comemorações dos 50 anos da CONTAG, que coincide com os 10 anos de governo popular no Brasil”, disse a presidenta. Ela completou que a CONTAG é responsável por muitas conquistas nesse governo, pois sempre defendeu suas posições de forma firme e, ao mesmo tempo, fraterna.

Ela também elogiou o compromisso do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) com a luta das mulheres. “Reconheço que a CONTAG sempre soube valorizar a luta das mulheres e assumir o compromisso com a igualdade de gênero. Tenho certeza de que a mulher protagonista é essencial para o país. Quando assumi a Presidência da República, disse que iria honrar o meu governo e, principalmente, as mulheres brasileiras. Aprovando a paridade tenham certeza de que terão todo o meu respaldo na luta para o combate à violência e tantas outras”.
Além da assinatura de decreto que institui a Política Nacional para Trabalhadores Rurais Empregados e de prometer a aceleração da reforma agrária, a presidenta Dilma Rousseff aproveitou sua participação no 11º CNTTR para anunciar mais medidas para a agricultura familiar. “Se houver demanda, aumentaremos o montante de recursos do Pronaf. Esse é o dinheiro mais bem empregado, pois sabemos que 70% dos alimentos que chegam às mesas dos brasileiros vêm da agricultura familiar. Queremos ampliar a assistência técnica para que tenhamos uma agricultura familiar de alta qualidade. Também temos que ampliar o PAA e PNAE para os assentamentos”, anunciou.

Ela também informou que o programa habitacional Minha Casa Minha Vida é o que mais concentra investimentos do governo federal. Agora, ele atenderá todo o meio rural. “Qualquer assentado da reforma agrária terá direito a acessar o Minha Casa Minha Vida.” O Governo Dilma vem trabalhando duas políticas de convivência com a seca, que são o Garantia-Safra e a Bolsa Estiagem. Dilma informou que 881 mil famílias foram beneficiadas com a antecipação das parcelas do Garantia-Safra e que já foram liberadas nove parcelas. “E só vão parar de receber quando acabar a seca. Com o Bolsa Estiagem também será assim. Também vamos criar um programa para recuperar a criação de animais perdida com a seca”, garantiu.

Por fim, reafirmou o compromisso do seu governo com a superação da pobreza extrema no país. “O nosso país jamais será rico enquanto houver um pobre. Desde o Governo Lula, conseguimos retirar da pobreza 36 milhões de brasileiros. Só nos últimos dois anos, foram 22 milhões de pessoas.” 

Fonte: http://www.contag.org.br/index.php?modulo=portal&acao=interna&codpag=101&id=8552&mt=1&data=06/03/2013%2011:02:15&nw=1&idjn=0

11º Congresso da CONTAG reune 2.500 trabalhadores rurais

Davi, Vice Presidente do STR de Muriaé
Presidente da CONTAG, Alberto Bloch

Presidenta Dilma no 11º Congresso da CONTAG
Aconteceu em Brasilia, do dia 05 ao dia 08 de março de 2013 o 11º congresso da CONTAG, que contou com a participação de 2.500 trabalhadores rurais, sendo que, cerca de 45% eram mulheres. O congresso também coincidiu com a comemoração dos 50 anos da história de lutas e de conquistas da CONTAG. Entre os diversos temas debatidos no congresso destaca-se a aprovação da paridade de gênero na composição da direção da CONTAG, aprovação do combate ao nepotismo dentro do movimento sindical e o compromisso de lutar contra a violência no campo. E ao final aconteceu a eleição terminando com o atual presidente, Alberto Bloch eleito para presidir a nossa Confederação para o mandato de 2013 a 2017.  O Vice Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé, Barão do Monte Alto e Rosário da Limeira, Davi, esteve presente no Congresso representando o nosso Sindicato. Esteve presente no evento também a nossa Presidenta Dilma que assumiu diversos compromissos com a agricultura familiar diante dos 2.500 participantes do Movimento Sindical..

terça-feira, 12 de março de 2013

STR de Muriaé realiza celebração em comemoração ao 08 de março




O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé, Barão do Monte Alto e Rosário da Limeira realizou no dia 06 de março na Comunidade dos Mendes a celebração em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Além da celebração religiosa, homenagens foram feita a mulheres e um breve relato histórico do motivo da comemoração do Dia Internacional das Mulheres. Esteve presente na celebração o Presidente do STR de Muriaé, Dalberto, o Vice Prefeito de Rosário da Limeira e Presidente da CRESOL Fervedouro, João Paulo, o Vereador de Rosário da Limeira e Diretor de Políticas Agrícola do STR, Adair Mendes, o Presidente da COOPAF, Carlinhos, além de outros membros da Direção do STR.

segunda-feira, 11 de março de 2013

STR de Muriaé realiza curso panificação na Comunidade dos Mendes


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé, Barão do Monte Alto e Rosário da Limeira, realizou um curso de panificação na Comunidade dos Mendes no último dia 06. O curso foi ministrado pelo Misael, Técnico do STR de Muriaé e teve a participação de 11 mulheres trabalhadoras rurais. O curso tem o objetivo de capacitar as mulheres na produção de pães para  ser entregue no PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento).