sábado, 26 de novembro de 2011

CONTAG assina acordo de cooperação técnica com a Embrapa


Na noite desta quinta-feira (24), a CONTAG e a Embrapa assinaram Acordo Geral de Cooperação Técnica que pretende garantir um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar. As prioridades serão a pesquisa e desenvolvimento agropecuário, acesso à inovação e transferência de tecnologia e processos práticos da experimentação e validação de tecnologias que combine produção, agregação de valor e acesso a mercados com garantia de renda.

A abertura política contou com a participação do presidente da CONTAG, Alberto Broch; do presidente da Embrapa, Pedro Antonio Arraes Pereira; do diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento Agrícola e Pecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Edilson Guimarães; do secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Muller; do diretor de Informação Tecnológica da Embrapa, Fernando Amaral; e do secretário de Política Agrícola da CONTAG, Antoninho Rovaris.

Broch afirmou que essa assinatura tem uma importância muito grande. “Através desse convênio poderemos assinar outros visando o fortalecimento da agricultura familiar. Nós precisamos muito mais da Embrapa do que o Agronegócio, que já se beneficiou bastante ao longo dos anos”, completou. Para o dirigente, os agricultores e agricultoras familiares precisam de tecnologia e recursos, e os que integram os grupos A e B do Pronaf precisam ser incluídos também para que possam produzir.

Já o presidente da Embrapa disse que há uma expectativa de que esse acordo possibilite a realização de um trabalho fantástico, que seja exemplo para todo o País. “Aqui está o nosso compromisso de criar um plano de ação, pequeno no começo, mas vamos levantar tijolo por tijolo”, garante.

Enquanto isso, o secretário do MDA apresentou números que comprovam a grandiosidade da agricultura familiar brasileira. Segundo o executivo, R$ 30 bilhões do Pronaf estão nas mãos desse público, ou seja, são 3 milhões de contratos ativos, hoje. “Nós precisamos levar tecnologia para a agricultura familiar, pois ela quer e precisa melhorar a sua renda”, justifica Muller.

Recomeço – Rovaris chamou o momento da assinatura desse acordo como um recomeço da parceria entre CONTAG e Embrapa. “Esse recomeço vem com o mais importante e mais necessário que é contemplar a agricultura familiar e receber a mecanização de uma forma menos agressiva”. Para o secretário, hoje, os jovens e mulheres são públicos emergentes nesse processo de transferência de tecnologia.

O evento também contou com a presença da vice-presidente e secretária de Relações Internacionais da CONTAG, Alessandra Lunas; do secretário de Finanças e Administração, Aristides Santos; do secretário de Formação e Organização Sindical, Juraci Souto; do secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais, Antonio Lucas Filho; do secretário de Políticas Sociais, José Wilson Gonçalves; da secretária de Meio Ambiente, Rosicléia dos Santos; do secretário de Política Agrária, Willian Clementino; e do secretário geral, David Wylkerson. Além do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT-RS); do delegado federal do MDA do Sergipe, Adailton Santos; dirigentes das FETAGs e demais autoridades e parceiros.
Fonte: Imprensa Contag - Verônica Tozzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário