sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Conselho Consultivo do Parque do Brigadeiro realiza reunião em Belisário

Aconteceu na manhã dessa quinta–feira dia 02 de Fevereiro no distrito de Belisário-Muriaé/MG a reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, na pauta a apresentação da empresa LM mineração, que pleiteia extração de granito em uma área de 0,9 há no distrito de Belisário. Participou da reunião cerca de 30 pessoas,porém somente 8 conselheiro com direito a voto. O Projeto de extração foi apresentado pelo técnico da empresa Valber. O projeto e visto com muita desconfiança por parte de alguns conselheiros e principalmente pela comunidade, que teme prejuízo nas estradas além de rachaduras nas casas como já aconteceu com outras empresas que já minerarão no distrito. Por falta de quorum a decisão sobre a autorização ou não do conselho ficou para a próxima reunião dia 01 de Março.

Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

Criado em 27 de setembro de 1996 (Decreto n.º 38.319), a unidade de conservação está localizada na região da Zona da Mata, a aproximadamente 300 Km de Belo Horizonte. O Parque ocupa o extremo norte da Serra da Mantiqueira ocupando terrenos nos municípios de Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé e Divino.

Com quase 15 mil hectares de área de conservação, onde predominam Mata Atlântica, montanhas, vales, chapadas, encostas além de diversos cursos d'água que integram as bacias dos rios Paraíba do Sul e Doce, o Parque é uma boa opção para a prática de ecoturismo, desde que foi aberto à visitação, em 2005.

No Parque estão o Pico do Soares (1.985 metros de altitude), o Campestre (1.908 m), o do Grama (1.899 m) e o do Boné (1.870 m) e, ainda, inúmeras nascentes. A altitude e o relevo amenizam a temperatura local e a neblina cobre os picos durante quase todo o ano, formando uma das mais belas imagens do Parque.

Pelo levantamento dos recursos biológicos do Estado de Minas Gerais, a Serra do Brigadeiro tem grande importância na conservação da Mata Atlântica e de suas espécies de fauna e flora. O local é um verdadeiro paraíso botânico, que abriga um ecossistema rico em espécies vegetais como bromélia, orquídea, cedro, candeia e palmito doce. Ela também é refúgio de espécies da fauna ameaçadas de extinção, como o sauá, o muriqui, a onça-pintada, a jaguatirica, o sapo-boi. Também podem ser observadas diversas espécies de aves, como o pavó, o papagaio-do-peito-roxo e a araponga.
Fonte:sisema

Fernando - Nucléo do IEF de Viçosa coordenando a reunião em substituição ao José Roberto Presidente do Conselho





Zezinho - Morador da comunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário