terça-feira, 1 de maio de 2012
Sistema Creditag de Cooperativas de Crédito se une a Sistema CRESOL de Cooperativas do Sul do País
Dirigentes das Cooperativas Creditag e Ecosol de Minas Gerais, estiveram presente nos ultimos dias 24 e 25 de Abril, na cidade de Francisco Beltrão no PR, para participar da assembléia geral da CRESOL BASER. Dentre os pontos discutidos o mais importante foi assinatura na ficha de matricula da união entre Creditag e Cresol.
HISTÓRIA
O surgimento do Sistema Cresol de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária deu origem à construção de outro cooperativismo. No lugar de estruturas centralizadas e grandes unidades, optou-se por estruturas descentralizadas, com forma de rede e unidades pequenas, mas articuladas entre si e com a comunidade local, contribuindo assim para a democratização do crédito rural e para o efetivo controle social. A expressão ‘interação solidária’ significa que, mesmo as cooperativas sendo independentes e possuindo suas próprias regras de conduta, são solidárias entre si, auxiliando-se mutuamente, com apoio financeiro, técnico e social.
O conceito de ‘interação solidária’ expressa a ideia de responsabilidade compartilhada entre cooperados e dirigentes, que devem acompanhar e ter controle sobre seu funcionamento. O Sistema Cresol é fruto da luta dos agricultores familiares por acesso ao crédito e por uma vida digna e sustentável no campo. As cooperativas nasceram das experiências do Fundo de Crédito Rotativo (FCR). Esse fundo, financiado pela cooperação internacional (MISEREOR), foi criado na década de 80 e início dos anos 90, no Sudoeste do Paraná, por um conselho de entidades populares da região. Na mesma época, na região Centro-Oeste, pequenos investimentos também eram financiados pela ACT, hoje TRIAS, para grupos de agricultores familiares.
Dessa experiência com o crédito rotativo e com o propósito de ampliar o raio de ação do crédito surge em 1996 as primeiras Cooperativas Cresol, sendo três no Sudoeste do estado do Paraná (Dois Vizinhos, Marmeleiro e Capanema) e duas no Centro-Oeste (Pinhão e Laranjeiras do Sul). Na mesma época do nascimento do Sistema Cresol, foi criado pelo Governo Federal o PRONAF - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, importante ferramenta para estruturação das cooperativas e das famílias agricultoras. A criação das primeiras cooperativas Cresol e o crescimento registrado logo nos primeiros anos de funcionamento até os dias de hoje, evidenciam a força da Agricultura Familiar, até então excluída do sistema financeiro tradicional.
Vanderley Ziger - Presidente do Sistema CRESOL
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário