quarta-feira, 25 de julho de 2012

DIA DO TRABALHADOR (A) RURAL.


Seja debaixo de sol ou chuva, de dia ou de noite, o Trabalhador Rural não mede esforços para produzir os alimentos que consumimos, por isso nessa data só nos resta a agradecer pelo alimento do nosso dia a dia.

Nossa homenagem é para todos que plantam, cuidam, colhem, “recreando a vida, recomeçando o mundo”, “PARABÉNS A TODOS OS TRABALHADORES RURAIS”.


ESFORSI (ESCOLA DE FORMAÇÃO SINDICAL).


     
Foi realizado nos dias 13 e 14 de julho, no Centro Multiuso de Belizário, o primeiro módulo da Escola de Formação Sindical, (ESFORSI) com os temas CEBs e Sindicalismo, com os palestrantes: Julio Monerat, Professor do IF , representante da Cáritas Diocesana e o Padre Joimar de Eugenópolis.
A Escola de Formação Sindical, busca ultrapassar os espaços de reflexão teórica e identificar e estimular a construção de alternativas aos problemas do cotidiano dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e, contribuir para que as pessoas tenham a capacidade de transformar sua prática, para qualificar e fazer avançar a organização e a luta no movimento sindical. Este pressuposto define as modalidades formativas, orienta as ações, define conteúdos e abordagens metodológicas. Compreende-se, portanto, que a formação deva ser continuada. Necessitando incentivar a motivação de uma leitura ampla do universo rural, suas dinâmicas, demandas e necessidades, devendo estimular a vivência de práticas individuais e coletivas.
 Uma formação capaz de olhar o ser humano na sua totalidade e nas relações que estabelece com o mundo do trabalho, na família e com a sociedade. E, que necessariamente fortaleça a construção de saberes a partir da articulação entre conhecimentos sobre o campo e sua diversidade e,da ação sindical e seus desafios.
Tendo como objetivo a formação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, especialmente, relacionada aos temas recorrentes do cotidiano da luta sindical e de acesso às políticas de desenvolvimento.
No final do encontro foi realizado um trabalho de grupo onde os participantes puderam propor algumas demandas para o sindicato realizar.






sexta-feira, 6 de julho de 2012

COOPAF NA AGRIMINAS 2012.

A agricultura familiar está sendo destaque na capital mineira de 5 a 8 de julho apresentando, pelo sétimo ano consecutivo, a qualidade e a diversidade da produção dos agricultores familiares do Estado. Empresas de atacado, varejo, estabelecimentos que trabalham com alimentação e o consumidor em geral poderão conhecer mais sobre a produção familiar e adquirir produtos procedentes diretamente do campo. Desde a primeira edição a Agriminas vem abrindo as portas do mercado para a agricultura familiar e neste ano não será diferente, pois a feira já se firmou como o momento em que a produção dos pequenos agricultores se apresenta para o mercado, dando visibilidade para uma agricultura de qualidade e produzida com sustentabilidade.
A Agriminas esta sendo organizada pela FETAEMG, com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Central dos Trabalhadores do Brasil, Banco do Brasil, Conspiração Gastronômica, Emater-MG, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) e Governo Federal.

VII Feira da Agricultura Familiar de Minas Gerais – Agriminas
Data: 5 a 8 de julho de 2012
Local: Serraria Souza Pinto – Belo Horizonte

Abertura para o público:

  • quinta-feira (5) – 15h
  • sexta-feira (6) 14h -
  • sábado (7) – 11h
  • domingo (8) – 8h -
Presidente da Contag Alberto Broch, juntamente com o Presidente do Sindicato Trab. Rurais de Muriaé, da Coopaf, a assessora do Dep. Est. Rogério Correa e os expositores.
                                             7ª_ Feira de Agricultura Familiar de Minas.
                                                            Exposição dos produtos.
                                     
                                                             Movimentação da feira.