quarta-feira, 25 de julho de 2012

ESFORSI (ESCOLA DE FORMAÇÃO SINDICAL).


     
Foi realizado nos dias 13 e 14 de julho, no Centro Multiuso de Belizário, o primeiro módulo da Escola de Formação Sindical, (ESFORSI) com os temas CEBs e Sindicalismo, com os palestrantes: Julio Monerat, Professor do IF , representante da Cáritas Diocesana e o Padre Joimar de Eugenópolis.
A Escola de Formação Sindical, busca ultrapassar os espaços de reflexão teórica e identificar e estimular a construção de alternativas aos problemas do cotidiano dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e, contribuir para que as pessoas tenham a capacidade de transformar sua prática, para qualificar e fazer avançar a organização e a luta no movimento sindical. Este pressuposto define as modalidades formativas, orienta as ações, define conteúdos e abordagens metodológicas. Compreende-se, portanto, que a formação deva ser continuada. Necessitando incentivar a motivação de uma leitura ampla do universo rural, suas dinâmicas, demandas e necessidades, devendo estimular a vivência de práticas individuais e coletivas.
 Uma formação capaz de olhar o ser humano na sua totalidade e nas relações que estabelece com o mundo do trabalho, na família e com a sociedade. E, que necessariamente fortaleça a construção de saberes a partir da articulação entre conhecimentos sobre o campo e sua diversidade e,da ação sindical e seus desafios.
Tendo como objetivo a formação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, especialmente, relacionada aos temas recorrentes do cotidiano da luta sindical e de acesso às políticas de desenvolvimento.
No final do encontro foi realizado um trabalho de grupo onde os participantes puderam propor algumas demandas para o sindicato realizar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário