quarta-feira, 12 de março de 2014

CRESOL FAZ PRÉ-ASSEMBLEIA EMBELISÁRIO

Aconteceu nessa sexta-feira, na Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas. Essa é a primeira de uma série de 8, que acontecerá em cada sede das unidades da CRESOL Fervedouro que, na verdade, abrange 13 municípios da região. A central da CRESOL fica na cidade de Francisco Beltrão-PR.
A cooperativa tem como objetivo fazer a inclusão da agricultura familiar, facilitando crédito visando o desenvolvimento.
A pauta da reunião era a apresentação dos resultados de 2013, que foram muito satisfatórios, como veremos a seguir.
Salão lotado. O assunto desperta interesse na comunidade.
Os belisarienses que estão  em SP, PE, PR, Reino Unido, EUA, Espanha...aproveitem para ver a família.

Antônio Balbino é o presidente do Conselho de Segurança de Belisário, e convoca a comunidade a participar desse tema, mantendo-se mobilizada para reivindicar uma boa segurança para o Distrito. Convida a todos para uma reunião na próxima quarta-feira, às 19 horas, na sala próxima ao destacamento. 

João Paulo da Fonseca  é o presidente da CRESOL Fervedouro. Ao seu lado Dalberto, presidente  do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o maior parceiro da cooperativa, e o seu idealizador.
Na apresentação de seu relatório João Paulo destaca que, através da CRESOL o cooperado tem o gosto de poder dizer que tem um banco que é seu, que pode participar de seus resultados, de forma transparente.
Dentre os diversos resultados apresentados podemos destacar que o rendimento do CDI foi de 8,06%, enquanto que a poupança rendeu 6,31%.
O número de cooperados cresceu 27%, passando para 3.597. Os recursos administrados cresceram 136% no ano de 2013 , superando 12 milhões de reais. Em Beli o número de cooperados cresceu 15%, passando para 425.
João Paulo apresentou todos os produtos oferecidos pela CRESOL, tais como financiamento de casa, carros, motos, créditos para custeio, capital de giro e investimentos nos negócios familiares. O cartão de crédito/débito vem aumentando a sua rede de parcerias aqui no distrito e tem o custo de apenas 1,00/mês, se for usado dentro do mês.
Garante que os seguros de carro e de vida são mais atrativos do que qualquer outro no mercado, e que também o custo da cesta de serviços é 50% mais barato. Lamenta que o único índice que não apresentou evolução foi a tomada de empréstimos, mesmo sendo a taxa de juros muito mais baixa do que o mercado, o que significa que muita gente pode estar deixando de criar/expandir negócios, por falta de informação.
Informou ainda João Paulo que o número de aposentadorias pagas aqui também cresceu muito, o que facilitou a vida de muita gente, que não mais precisa ir a Muriaé para receber.
José Calais, é o diretor de Cresol em Belisário, e também externou a sua alegria com os resultados até aqui apresentados, destacando que a cooperativa é um banco que vai até o cliente em todos os sentidos inclusive literalmente falando, já que vai na casa do cooperado quando ele está impossibilitado de ir até a agência.
Também foi feita uma homenagem às mulheres, pelo o seu dia, na data de hoje. Elas têm facilidades na abertura de conta na CRESOL.
Todas receberam uma lembrancinha, sendo destacada a Dona Lurdes Calais, batalhadora produtora rural da região...
... e o presidente fez a sua média com a patroa, Eveline, também homenageando-a pelo dia, além de uma outra mulher que passou a ter há dois meses, a bela Maria Paula.
Acabou nada! Depois do sorteio de alguns brindes foi servido uma gostosa feijoada, preparada por Conceição. Super leve.
Aguardamos a presença um dia de Dr. Dárcio-BH, para experimentá-la.
Eu evito comer coisas pesadas à noite, como pedra, chumbo... Apenas um prato e um outro de reserva, caso acabe.




Fonte: http://embelisariomg.blogspot.com.br/2014/03/cresol-faz-pre-assembleia-embelisario.html

sexta-feira, 7 de março de 2014

Indicativo da liberação de recursos para o PNHR



O secretário de Política Agrícola da CONTAG, David Wylkerson, e o deputado federal Anselmo de Jesus (PT-RO) reuniram-se, na manhã desta quinta-feira (27), com o superintendente nacional do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) em exercício, Francisco Cardeal, para aprofundar o debate sobre a liberação imediata dos recursos financeiros para o pagamento dos fornecedores do material de construção, pedreiros e serventes, como também os técnicos que estão acompanhando as obras por parte das entidades organizadoras. Na reunião, foi informado que há um indicativo, por parte do Ministério da Fazenda, em normalizar este passivo a partir do dia 5 de março próximo, logo após o carnaval, perante a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. No entanto, esta informação ainda não é oficial, conforme repassou o superintendente em exercício.

“As medidas cabíveis por parte da CONTAG estão sendo tomadas, e o governo, por intermédio dos ministérios responsáveis, devem agilizar urgentemente a liberação dos recursos, que são fundamentais para dar continuidade ao programa Minha Casa Minha Vida, via PNHR, que não pode parar”, destacou David Wylkerson. O dirigente acrescenta que os trabalhadores (pedreiros e serventes), fornecedores de material de construção, técnicos e beneficiários também não podem ser prejudicados. “Aliás, o dano já foi causado e vamos monitorar essa liberação de recursos a partir do dia 5 de março. Caso não aconteça a contento, vamos partir para outras providências. É importante que sejam liberados os recursos para os contratos em andamento, como também para os novos, que já se encontram nas agências financeiras, que não são poucos”, finalizou o secretário.



FONTE: Secretaria de Política Agrícola 

http://www.contag.org.br/index.php?modulo=portal&acao=interna&codpag=101&id=9380&data=06/03/2014&nw=1&mt=1&in=1