sexta-feira, 12 de julho de 2013

8ª edição da Agriminas começa com auditório lotado

Principal feira de agricultura familiar do Estado foi aberta na última quarta-feira (32) com presença de autoridades do setor. Evento segue até domingo apresentando produtos que mostram a potencialidade dos pequenos agricultores de Minas Gerais
Foi aberta na última quarta-feira (03.07) a Agriminas – Feira de Agricultura Familiar do Estado de Minas Gerais -, organizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg). Até domingo (07.07), 135 expositores comercializarão produtos da agroindústria familiar como queijos, doces, vinhos, licores, cachaças, entre outros, além de peças de artesanato típicas. A expectativa é que, durante os cinco dias, mais de 40 mil pessoas passem pela Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte.
A cerimônia de abertura contou com a presença do delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Alcides Guedes Filho, do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, do presidente da Confederação Nacional do Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Ercílio Broch,  políticos, prefeitos de municípios do interior e representantes de entidades de classe.
Com o auditório lotado por convidados e agricultores familiares, o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, deu as boas-vindas a todos e disse que a Agriminas é um espaço político, social e econômico conquistado pela agricultura e de suma importância para o setor e que tem como objetivo levar para além das fronteiras a riqueza dos produtos cultivados pelas famílias.
Lembrando as manifestações que ocorrem por todo o país, o presidente da Fetaemg disse que a Agricultura Familiar também tem suas reivindicações, que devem ser feitas de maneira democrática dentro de um Brasil ordeiro, e reforçou sobre a necessidade de políticas públicas mais arrojadas e eficientes para desenvolver, capacitar e valorizar os agricultores familiares. “A agricultura familiar representa mais de 70% da geração de trabalho no campo e de produtos agrícolas produzidos no país. É necessário que as ações do Governo extrapolem a agricultura latifundiária e comecem a dar mais ênfase ao pequeno produtor rural, nos verdadeiros homens e mulheres do campo”, declarou.
Para o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Alcides Guedes, o Governo Federal tem investido cada vez mais em ações de incentivo ao setor, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que vem apresentando grandes resultados. “Temos avançado muito, mas sabemos que ainda temos muito a avançar. Precisamos melhorar ainda mais as condições do homem do campo para que ele possa garantir o abastecimento do homem das grandes cidades”, afirmou.
Alcides Guedes reafirmou o fato de a AgriMinas ser uma oportunidade para que as pessoas que moram na cidade conhecerem a grande variedade dos produtos vindos do campo.
Já o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, reforçou em seu discurso que o pequeno produtor precisa da ajuda do governo, e ressaltou que Minas Gerais é o estado do país que mais cresce no agronegócio. “A agricultura familiar tem o apoio integral do governo do Estado para conseguir dar condições melhores de qualidade de vida aos agricultores para que possam se sobressair e ter dias melhores”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário