sexta-feira, 12 de julho de 2013

Encontro Estadual reune em BH cerca de 300 jovens do meio rural

Encontro Estadual reune em BH cerca de 300 jovens do meio rural



Terminou nesta sexta-feira (12/07) o 3º Encontro Estadual da Juventude Rural que reuniu, durante dois dias, no Centro de Estudos Sindicais da Fetaemg, em Belo Horizonte, cerca de 300 jovens do meio rural. A iniciativa teve o objetivo  de debater estratégias para garantir a permanência dos jovens no meio rural. Os principais temas foram: políticas públicas, acesso à terra, desenvolvimento sustentável e organização sindical.
A coordenadora da Comissão Estadual da Juventude Rural, Maria Alves destacou que uma das ações prioritárias do encontro foi debater o acesso da juventude rural às políticas públicas hoje existentes. Afirmou ainda que foram construídas estratégias para se trabalhar a garantia de renda dos jovens no meio rural e o acesso à educação de qualidade e ao  lazer e cultura.
O secretário de Estado Adjunto da Juventude, Gabriel Azevedo falou sobre as ações do governo em benefício aos jovens do meio rural e destacou a educação como uma das ações prioritárias do governo. Azevedo disse que existe a dificuldade de fazer com que os recursos financeiros cheguem onde de fato precisa no momento de implementar uma política pública.
Já a represente do governo federal, Fabíola Paulino da Silva, da Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Minas Gerais, atribuiu a dificuldade de implementação de políticas públicas à falta de informação dos jovens.
No segundo dia do encontro foram realizadas oficinas com os temas: acesso à terra e sucessão rural; educação do campo e Pronatec; Crédito do Pronaf, Programa de Aquisição de Alimentos e Programa  Nacional de Alimentação Escolar, entre outros temas.
As propostas elaboradas nesse encontro estadual, serão rediscutidas em doze encontros regionais, e após aprovadas, serão inseridas no Plano de Ação da Juventude Rural de Minas Gerais.
Participaram do encontro estadual representantes do governo federal e estadual, além de parceiros da Fetaemg: Conab, Instituto de Terras, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG), parceiro do evento,   Faculdade de Educação da UFMG, entre outros. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé, Barão do Monte Alto e Rosário da Limeira participou do encontro com jovens aqui da base do nosso STR.

http://www.fetaemg.org.br/noticias/encontro-estadual-promete-reunir-mais-de-300-jovens-em-bh/


Nenhum comentário:

Postar um comentário