quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Contag e Fetaemg recebem homenagem da ALMG




Em reconhecimento à significativa atuação em benefício às famílias do meio rural, a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) realizou reunião especial para homenagear a Fetaemg, pelos seus 45 anos e a Contag, pelos seus 50 anos.  A solenidade, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (09/12), no plenário da ALMG, foi requerida pelo deputado Estadual Rogério Correia, que ressaltou a importância das duas entidades pelas  significativas ações que promovem o desenvolvimento no meio rural. O parlamentar também destacou a jornada de lutas e conquistas das duas entidades para o campo.
O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, falou sobre os desafios e conquistas na trajetória da Fetaemg e parabenizou todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais, além de funcionários, que são peças importantes na construção da história da Fetaemg. “Essa homenagem reafirma o nosso compromisso na luta pelos interesses da categoria, e ao mesmo tempo fortalece as nossas ações.” Vilson afirmou ainda que a reforma agrária continua sendo uma das principais bandeiras de luta da Fetaemg e de todo o Movimento Sindical do Campo.



“Não dá para contar a história do campo brasileiro nesses últimos 50 anos, sem falar da Fetaemg e da Contag e de todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais”, com essa frase o presidente da Contag, Alberto Ercílio Broch, mostrou a relevância da Contag e da Fetaemg nas conquistas que estão transformando a realidade de vida das famílias no meio rural. Broch afirmou que uma das grandes pautas do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais sempre foi a luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres e falou sobre o desafio da sucessão rural.
Histórico: A Fetaemg foi fundada em 27 de abril de 1968. Nesta época já existiam quase trinta Sindicatos de Trabalhadores Rurais, mas apenas cinco (Poté, Araçuaí, Esmeraldas, Brumadinho e Três Pontas) estavam em condições de participar da fundação da Fetaemg por serem reconhecidos pelo Ministério do Trabalho.
A Fetaemg iniciou suas atividades com uma equipe constituída por cinco advogados, que se baseou no Estatuto do Trabalhador Rural e no Estatuto da Terra para prestar assistência jurídica. Esta assistência, embora mais centralizada em questões individuais, era inédita para os trabalhadores rurais.
Ao completar 45 anos de história, a Fetaemg está presente em mais de 500 municípios  mineiros, por meio da filiação dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais, representando cerca de 1,2 milhão de trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Fonte: http://www.fetaemg.org.br/noticias/contag-e-fetaemg-recebem-homenagem-da-almg/

Nenhum comentário:

Postar um comentário