terça-feira, 14 de agosto de 2012

CONVITE


Cavalgada na Comunidade São Bartolomeu no dia 26 de agosto de 2012.

Programação:

No dia 26 de agosto, domingo:

As 9:00 horas, 1ª cavalgada da Comunidade São Bartolomeu, saindo da igreja, passando pelo campo do Cabral, comunidade Santo Agostinho, Ângelo Falco, por Rosário da Limeira, Comunidade São Pedro, Comunidade Nossa Senhora Aparecida e voltando pelo campo do Cabral com trajeto de 13 km:

As 13:00 horas almoço de encerramento com sorteio de brindes e de uma SELA para os participantes.

Obs.: O almoço será no valor R$ 8,00

Realização: Comunidade São Bartolomeu

Apoio:

quarta-feira, 25 de julho de 2012

DIA DO TRABALHADOR (A) RURAL.


Seja debaixo de sol ou chuva, de dia ou de noite, o Trabalhador Rural não mede esforços para produzir os alimentos que consumimos, por isso nessa data só nos resta a agradecer pelo alimento do nosso dia a dia.

Nossa homenagem é para todos que plantam, cuidam, colhem, “recreando a vida, recomeçando o mundo”, “PARABÉNS A TODOS OS TRABALHADORES RURAIS”.


ESFORSI (ESCOLA DE FORMAÇÃO SINDICAL).


     
Foi realizado nos dias 13 e 14 de julho, no Centro Multiuso de Belizário, o primeiro módulo da Escola de Formação Sindical, (ESFORSI) com os temas CEBs e Sindicalismo, com os palestrantes: Julio Monerat, Professor do IF , representante da Cáritas Diocesana e o Padre Joimar de Eugenópolis.
A Escola de Formação Sindical, busca ultrapassar os espaços de reflexão teórica e identificar e estimular a construção de alternativas aos problemas do cotidiano dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e, contribuir para que as pessoas tenham a capacidade de transformar sua prática, para qualificar e fazer avançar a organização e a luta no movimento sindical. Este pressuposto define as modalidades formativas, orienta as ações, define conteúdos e abordagens metodológicas. Compreende-se, portanto, que a formação deva ser continuada. Necessitando incentivar a motivação de uma leitura ampla do universo rural, suas dinâmicas, demandas e necessidades, devendo estimular a vivência de práticas individuais e coletivas.
 Uma formação capaz de olhar o ser humano na sua totalidade e nas relações que estabelece com o mundo do trabalho, na família e com a sociedade. E, que necessariamente fortaleça a construção de saberes a partir da articulação entre conhecimentos sobre o campo e sua diversidade e,da ação sindical e seus desafios.
Tendo como objetivo a formação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, especialmente, relacionada aos temas recorrentes do cotidiano da luta sindical e de acesso às políticas de desenvolvimento.
No final do encontro foi realizado um trabalho de grupo onde os participantes puderam propor algumas demandas para o sindicato realizar.






sexta-feira, 6 de julho de 2012

COOPAF NA AGRIMINAS 2012.

A agricultura familiar está sendo destaque na capital mineira de 5 a 8 de julho apresentando, pelo sétimo ano consecutivo, a qualidade e a diversidade da produção dos agricultores familiares do Estado. Empresas de atacado, varejo, estabelecimentos que trabalham com alimentação e o consumidor em geral poderão conhecer mais sobre a produção familiar e adquirir produtos procedentes diretamente do campo. Desde a primeira edição a Agriminas vem abrindo as portas do mercado para a agricultura familiar e neste ano não será diferente, pois a feira já se firmou como o momento em que a produção dos pequenos agricultores se apresenta para o mercado, dando visibilidade para uma agricultura de qualidade e produzida com sustentabilidade.
A Agriminas esta sendo organizada pela FETAEMG, com o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Central dos Trabalhadores do Brasil, Banco do Brasil, Conspiração Gastronômica, Emater-MG, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) e Governo Federal.

VII Feira da Agricultura Familiar de Minas Gerais – Agriminas
Data: 5 a 8 de julho de 2012
Local: Serraria Souza Pinto – Belo Horizonte

Abertura para o público:

  • quinta-feira (5) – 15h
  • sexta-feira (6) 14h -
  • sábado (7) – 11h
  • domingo (8) – 8h -
Presidente da Contag Alberto Broch, juntamente com o Presidente do Sindicato Trab. Rurais de Muriaé, da Coopaf, a assessora do Dep. Est. Rogério Correa e os expositores.
                                             7ª_ Feira de Agricultura Familiar de Minas.
                                                            Exposição dos produtos.
                                     
                                                             Movimentação da feira.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Romaria do Trabalhador e da Trabalhadora Rural


Programação:

Concentração: Parque de Exposição da Cidade (Eugenópolis) a partir das 7 Horas.
8 Horas : Acolhida /Abertura.

8:30Horas : Inicio da caminhada (4 Km)

Na caminhada haverá encontro das imagens (São Francisco e São Sebastião).

Haverá as 03 paradas como de costume:
Primeira parada: Água - Responsável - Comunidade de Vieiras.

Segunda parada: Direitos - STR de Eugenópoilis.

Terceira parada: Terra - STR de Miradouro

A caminhada é celebrativa e terminará na Campo do Figueira ( Perto da Usina de Reciclagem), com partilha solidaria.
A Missa presidida pelo Mons. Alexandre - Administrador Diocesano

Organize uma caravana e venham participar !!!

terça-feira, 19 de junho de 2012

AGRICULTORES (AS) SÃO BENEFICIADOS COM VEÍCULO PARA TRANSPORTE DE PRODUTOS.


A Associação Intermunicipal dos Pequenos Agricultores e Trabalhadores Rurais de Muriaé, adquiriu  através de recurso da SEDESE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) via  emenda parlamentar, do Deputado Estadual Rogério Correia, um veiculo (convenio 420/2011) para transportar produtos da agricultura familiar, que são entregues para merenda escolar (PNAE). O veiculo também será utilizado  para levar informações e capacitar os agricultores (as) dos municípios de Muriaé, Barão do Monte Alto e Rosário da Limeira, prestando assistência técnica nos parâmetros da agroecologia. Vale ressaltar a importância da parceria existente entre Associação, Sindicato e  Cresol, que buscam em conjunto apoiar a agricultura familiar, contribuir com o aumento da renda dos trabalhadores (as) rurais e fortalecer suas organizações.

sexta-feira, 15 de junho de 2012


CONVITE

Festa de São João Batista e cavalgada na Comunidade Santa Catarina, na casa do Sr. Vicente da Olmira nos dias 23 e 24 de junho de 2012.

Programação:

No dia 23 de junho, sábado:

As 19:00 horas, celebração:

As 20:00 horas, hastear a bandeira e acender a fogueira:

As 20:10 horas, queima de fogos:

As 21:00 horas, quadrilha:

As 22:00 horas, grande show com GIL E MAMAU
   
As 00:00 horas, passagem na fogueira         

No dia 24 de junho, domingo:

As 9:00 horas, 1ª cavalgada da Comunidade Santa Catarina, saindo da casa do Sr. Vicente da Olmira com trajeto de 10 km:

As 13:00 horas almoço de encerramento com sorteio de brindes.

Obs.: O almoço será no valor R$ 5,00

Realização: Comunidade Santa Catarina

Apoio:

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Romária no Alto do Cruzeiro

No ultimo domindo dia 06 de Maio, as comunidades dos Mendes e da Usina da Fumaça, como tradicionalmente aconteçe todos os anos, realizaram a Romária no alto do Cruzeiro. Segundo relato de pessoas das duas comunidade essa tradição já aconteçe a mais de 100 anos, o Alto do Cruzeiro fica localizado entre as duas comunidades. Todo primeiro domingo de Maio os romeiros se encontram no Cruzeiro para rezar, agradeçer e pedir suas bençãos a Deus.
Inicio da caminhada ás 7:30 da Manhã.....
Passar por entre as lavouras de café faz parte do percurso
...é vamos subindo....
Comunidade dos Mendes Vista do alto
Lavouras na comunidade dos Mendes
Tá quase chegando.......
Passando por dentro do mato.....
Já avistamos o cruzeiro....
e depois de 1 hora de caminhada. UFA chegamos. Continue acompanhando nosso Blog, amanhã contarei o restante da Romária

quinta-feira, 3 de maio de 2012

CREDITAG realiza Assembleia Geral em Muriaé e anuncia filiação à Cresol/Baser

A CREDITAG – Cooperativa de Crédito da Agricultura Familiar, Sede Fervedouro, realizou no sábado a sua Assembleia Geral Extraordinária de Filiação na Cresol Baser e Ordinária de Prestação de Contas. O evento aconteceu no Parque de Exposições de Muriaé e contou com cooperados representando todos os municípios onde esta unidade financeira está presente: Fervedouro, Manhuaçu, Miradouro, São Francisco do Glória, Muriaé, Rosário da Limeira, Eugenópolis, Belisário e Pinhotiba. Também foi realizada a Eleição para a escolha da nova diretoria da CREDITAG que a partir de agora passa a se chamar CRESOL. O atual presidente é Getúlio Gomes Vieira que deixa o cargo que é assumido pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé, Rosário da Limeira e Barão do Monte Alto, João Paulo Dias da Fonseca. “Hoje é um marco importante para nossa Cooperativa que estará filiada ao sistema CRESO/BASER e com isso estaremos inseridos em um sistema forte e consolidado no Brasil e com reconhecimento internacional. Quando a CREDIATAG foi criada em Fervedouro vínhamos que não tinha como atender a todos da agricultura familiar devido a distância, e fomos até eles. Nos distritos, a adesão é muito maior que nas sedes – disse Getúlio que deixa o cargo. Já o novo presidente, João Paulo disse que estava otimista: “Trabalhamos no Sindicato não só com a questão dos direitos dos trabalhadores, mas também envolvendo-se em outras questões, como a produção, a assistência técnica, e no credito, claro, porque se ele não tiver, ele não desenvolve. Desde 2000 é que vínhamos discutindo sobre a possibilidade de criar uma Cooperativa de Crédito tendo como modelo a do Paraná, onde existia desde 1995 e aqui conseguimos em 2007, abrindo a CREDITAG com apoio total dos sindicatos, políticos e trabalhadores – disse o novo presidente ressaltando que a Cooperativa está se incorporando a um dos grandes sistemas de Cooperativa de Credito do país, que é a CRESOL. “Estou assumindo este novo desafio e assumo o compromisso de ajudar no crescimento da Cooperativa e dos cooperados também, avançar cada vez mais a agricultura familiar na região”, concluiu. Colaboração nas Fotos: Lúcia Helena – Jornal Folha do Sudeste. materia - silvanalves.com.br
Getúlio Gomes Vieira, atual presidente da CREDITAG deixando o cargo
João Paulo Dias da Fonseca assume como presidente da CREDITAG, hoje Cresol

terça-feira, 1 de maio de 2012

CONTAG parabeniza todos os trabalhadores e trabalhadoras do país

Neste feriado do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, comemorado em 1º de maio, a CONTAG parabeniza todos os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, em especial os rurais, que contribuem para o desenvolvimento da nação. Essa data é celebrada em vários países e sua origem vem de 1886, quando foi realizada uma manifestação de trabalhadores(as) nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos. Na época, reivindicavam a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. Foi iniciada uma greve geral e, dias depois, sete pessoas foram mortas por policiais. Três anos mais tarde, uma nova manifestação foi convocada em Paris, na França, também para reivindicar a redução da jornada de trabalho. A data escolhida para o ato foi justamente 1º de maio, em homenagem às lutas sindicais de Chicago. Na capital francesa, os trabalhadores(as) começaram a realizar ações anuais para reivindicar os seus direitos e, em 1891, 10 manifestantes morreram durante repressão da polícia. Essa nova tragédia reafirmou essa data como um dia de luta dos trabalhadores e trabalhadoras em todo o mundo. Já no Brasil, acredita-se que o Dia do Trabalhador(a) apresenta um caráter massificador porque os governos têm o costume de anunciar nesta data o aumento anual do salário mínimo. Além disso, em 1º de maio de 1943 foi criada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Portanto, a CONTAG reconhece a importância dessa data para todas as categorias profissionais, do campo e da cidade. É um dia de luta e também de homenagens a todas as lideranças que contribuíram de alguma forma para a conquista e o fortalecimento das leis trabalhistas, que possibilitam uma melhor qualidade de vida, trabalho e renda para todos os cidadãos e cidadãs. Fonte: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi

Sistema Creditag de Cooperativas de Crédito se une a Sistema CRESOL de Cooperativas do Sul do País

Dirigentes das Cooperativas Creditag e Ecosol de Minas Gerais, estiveram presente nos ultimos dias 24 e 25 de Abril, na cidade de Francisco Beltrão no PR, para participar da assembléia geral da CRESOL BASER. Dentre os pontos discutidos o mais importante foi assinatura na ficha de matricula da união entre Creditag e Cresol. HISTÓRIA O surgimento do Sistema Cresol de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária deu origem à construção de outro cooperativismo. No lugar de estruturas centralizadas e grandes unidades, optou-se por estruturas descentralizadas, com forma de rede e unidades pequenas, mas articuladas entre si e com a comunidade local, contribuindo assim para a democratização do crédito rural e para o efetivo controle social. A expressão ‘interação solidária’ significa que, mesmo as cooperativas sendo independentes e possuindo suas próprias regras de conduta, são solidárias entre si, auxiliando-se mutuamente, com apoio financeiro, técnico e social. O conceito de ‘interação solidária’ expressa a ideia de responsabilidade compartilhada entre cooperados e dirigentes, que devem acompanhar e ter controle sobre seu funcionamento. O Sistema Cresol é fruto da luta dos agricultores familiares por acesso ao crédito e por uma vida digna e sustentável no campo. As cooperativas nasceram das experiências do Fundo de Crédito Rotativo (FCR). Esse fundo, financiado pela cooperação internacional (MISEREOR), foi criado na década de 80 e início dos anos 90, no Sudoeste do Paraná, por um conselho de entidades populares da região. Na mesma época, na região Centro-Oeste, pequenos investimentos também eram financiados pela ACT, hoje TRIAS, para grupos de agricultores familiares. Dessa experiência com o crédito rotativo e com o propósito de ampliar o raio de ação do crédito surge em 1996 as primeiras Cooperativas Cresol, sendo três no Sudoeste do estado do Paraná (Dois Vizinhos, Marmeleiro e Capanema) e duas no Centro-Oeste (Pinhão e Laranjeiras do Sul). Na mesma época do nascimento do Sistema Cresol, foi criado pelo Governo Federal o PRONAF - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, importante ferramenta para estruturação das cooperativas e das famílias agricultoras. A criação das primeiras cooperativas Cresol e o crescimento registrado logo nos primeiros anos de funcionamento até os dias de hoje, evidenciam a força da Agricultura Familiar, até então excluída do sistema financeiro tradicional.
Vanderley Ziger - Presidente do Sistema CRESOL

Estamos de Volta.....

Caros seguidores, pedimos desculpas pela não atualização do nosso blog nos últimos meses, devido ao acúmulo de atividades e viagens. Estamos de volta e queremos fazer deste blog um veículo de comunicação importante entre o Sindicato e você, nosso seguidor e admirador do nosso trabalho.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

COOPAF realiza planejamento

Foi realizado em Muriaé, no ultimo dia 30 de Março (sexta-feira), uma reunião de Planejamento para as ações da COOPAF (cooperativa dos produtores na agricultura familiar de Muriaé e Região). A COOPAF foi criada recentemente, com o objetivo principal de trabalhar a organização dos produtos e ao mesmo tempo buscar comercializá-lo, o encontro foi dividido em dois momentos o primeiro onde foi feito um levantamento de todos os produtos produzidos pelos agricultores da nossa região, e segundo a priorização de quais produtos serão trabalhados e as ações que devemos executar para fazer com que a cooperativa cresça.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Trabalhadora Rural sofre com perícia realizada no INSS e não sente mais suas pernas

A trabalhadora rural Marlene Soares de Sousa Silva, de 51 anos, natural do município de São Pedro do Piauí, residente no Povoado Pedras, esteve em Teresina, nesta segunda-feira (26 de março), na Agência do INSS para ser submetida a uma pericia médica com o médico Marcos Conde Medeiros. A trabalhadora é portadora de hérnia de disco com laudos comprobatórios. O benefício para este caso é o auxílio-doença, que é feito através das Agências do INSS.

Mas o fato, é que Marlene Soares de Sousa Silva chegou andando, acompanhada de Ana Maria Nascimento de Oliveira, uma pessoa da família, e saiu da agência em uma Ambulância do SAMU, e foi encaminhada para o Hospital do Bairro Promorar, em Teresina Piauí.
Dona Marlene explica que foi machucada pelo médico ao ser examinada. O doutor Marcos Conde Medeiros exigiu que a mesma colocasse força nos movimentos, sendo que a mesma sentia muita dor. Marlene falou que começou a gritar com as fortes dores, e ainda foi apertada em várias partes do corpo. Segundo Ana Maria, o médico exigiu que a paciente levantasse as pernas, e com isso, a mesma começou a vomitar depois de o médico tê-la forçado a fazer esse procedimento.
Ao sair da sala já passando mal, os funcionários da agência ligaram para o SAMU para que a paciente fosse atendida.
Dona Marlene informou que não está sentindo mais suas pernas. Ela está hospedada na casa de parentes e pede a ajuda das autoridades que possam agir neste caso. A trabalhadora rural explica que foi forçada a fazer movimentos que não tinha condições físicas para realizar. Depois de todo o transtorno, Dona Marlene soube que teve como indeferido o benefício de auxílio-doença.
Os procedimentos nas entrevistas nas perícias médicas vem sendo feitos de forma preconceituosa ao trabalhador(a) rural, que precisa desse benefício como comprovação do auxílio, sendo vítimas desses maus procedimentos.
Como um profissional da medicina pode continuar fazendo esse tipo de perícia nas agências do INSS? De acordo com a entrevista realizada pela trabalhadora rural, foi comprovado que a mesma é da roça e necessita do auxílio. Mais uma vez, comprova-se que o tratamento dado aos trabalhadores e trabalhadoras rurais junto às agências do INSS é feito de forma discriminatória, principalmente com as mulheres.
Fonte: Assessoria de Comunicação da FETAG-PI

domingo, 18 de março de 2012

GRINGOS DA UNIVERSIDADE DE OXFORD EMBELISARIO

Belisário recebeu hoje a visita de 4 “gringos” vindos de países diversos: Danny e Grace, da Inglaterra, Friedrich, da Alemanha e a chinesa Weryn.
Eles vieram a convite da CREDITAG. É que, como já anunciamos, a nossa cooperativa está se associando ao grupo CRESOL e esses jovens, estudantes da Universidade inglesa de Oxford, estão visitando o Brasil para conhecerem o sistema de cooperativismo por aqui, em especial algumas cooperativas ligadas ao Grupo Cresol.
Eles representam a TRIAS, um organismo internacional do governo Belga, que tem parceria de apoio à CRESOL.

João Paulo e Dalberto, da CREDITAG e, no centro, Jucemar, da CRESOL, que já vem atuando aqui na nossa região.

Estiveram no Grupo de Artesãos – GAB, batendo um longo papo com D. Nina, de quem receberam muitas informações sobre Belisário. Gostaram muito de D. Nina.



O almoço foi no restaurante do Isalino . Frango com quiabo foi o cardápio. O brinde foi bem mineiro. Com pinga.

E por falar em cooperativa, a Assembléia Geral da ONU declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. A gente nem ouve falar nisso. Essas instituições dão uma grande contribuição para o desenvolvimento socioeconômico, com redução da pobreza, gerando empregos junto às comunidades onde atuam.

Em Salvador fiz parte do Conselho Fiscal do CEADe – Centro Ecumênico de Apoio ao Desenvolvimento onde conheci o alcance do oferecimento de microcrédito às classes menos favorecidas, de forma absolutamente descomplicada, a juros muito baixos. Infelizmente dar “bolsas” é politicamente mais rentável.

Conheça um pouco da CRESOL

"Somos um Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária que atua nos estados do Paraná e de Santa Catarina, com expansão para os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e São Paulo.

O quadro social é composto exclusivamente por agricultores familiares, que são responsáveis pela administração das cooperativas, essa administração na horizontal permite o fortalecimento do controle social, para que mesmo com seu crescimento, garantir que a gestão das cooperativas fique na mão dos agricultores.

MISSÃO

Promover a inclusão social da Agricultura Familiar através do acesso ao crédito, da poupança e da apropriação do conhecimento, visando o desenvolvimento local e a sustentabilidade institucional.

VISÃO

Crescer juntamente com nosso quadro social para que possamos atender o maior número de famílias agricultoras, oferecendo crédito e acesso a serviços financeiros na busca do desenvolvimento social."

Fonte: embelisariomg.blogspot.com