domingo, 18 de março de 2012

GRINGOS DA UNIVERSIDADE DE OXFORD EMBELISARIO

Belisário recebeu hoje a visita de 4 “gringos” vindos de países diversos: Danny e Grace, da Inglaterra, Friedrich, da Alemanha e a chinesa Weryn.
Eles vieram a convite da CREDITAG. É que, como já anunciamos, a nossa cooperativa está se associando ao grupo CRESOL e esses jovens, estudantes da Universidade inglesa de Oxford, estão visitando o Brasil para conhecerem o sistema de cooperativismo por aqui, em especial algumas cooperativas ligadas ao Grupo Cresol.
Eles representam a TRIAS, um organismo internacional do governo Belga, que tem parceria de apoio à CRESOL.

João Paulo e Dalberto, da CREDITAG e, no centro, Jucemar, da CRESOL, que já vem atuando aqui na nossa região.

Estiveram no Grupo de Artesãos – GAB, batendo um longo papo com D. Nina, de quem receberam muitas informações sobre Belisário. Gostaram muito de D. Nina.



O almoço foi no restaurante do Isalino . Frango com quiabo foi o cardápio. O brinde foi bem mineiro. Com pinga.

E por falar em cooperativa, a Assembléia Geral da ONU declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. A gente nem ouve falar nisso. Essas instituições dão uma grande contribuição para o desenvolvimento socioeconômico, com redução da pobreza, gerando empregos junto às comunidades onde atuam.

Em Salvador fiz parte do Conselho Fiscal do CEADe – Centro Ecumênico de Apoio ao Desenvolvimento onde conheci o alcance do oferecimento de microcrédito às classes menos favorecidas, de forma absolutamente descomplicada, a juros muito baixos. Infelizmente dar “bolsas” é politicamente mais rentável.

Conheça um pouco da CRESOL

"Somos um Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária que atua nos estados do Paraná e de Santa Catarina, com expansão para os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e São Paulo.

O quadro social é composto exclusivamente por agricultores familiares, que são responsáveis pela administração das cooperativas, essa administração na horizontal permite o fortalecimento do controle social, para que mesmo com seu crescimento, garantir que a gestão das cooperativas fique na mão dos agricultores.

MISSÃO

Promover a inclusão social da Agricultura Familiar através do acesso ao crédito, da poupança e da apropriação do conhecimento, visando o desenvolvimento local e a sustentabilidade institucional.

VISÃO

Crescer juntamente com nosso quadro social para que possamos atender o maior número de famílias agricultoras, oferecendo crédito e acesso a serviços financeiros na busca do desenvolvimento social."

Fonte: embelisariomg.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário