quarta-feira, 14 de março de 2012

IV Encontro do Mandato do Deputado Reginaldo Lopes reúne mais de mil apoiadores de 236 cidades de todo o Estado

Cerca de 1100 apoiadores entre prefeitos, vices, vereadores, lideranças e militantes de 236 cidades mineiras participaram do IV Encontro do Coletivo Estadual do Mandato do deputado federal Reginaldo Lopes, onde, juntamente com os movimentos Articulação Democrática e Movimento Ação e Identidade Socialista (MAIS), foi lançado o Manifesto "Sou Mais Articulação Democrática", tendência interna do PT-MG. O evento aconteceu neste final de semana, 10 e 11 de março no Sesc venda Nova em Belo Horizonte, e debateu os temas “Os desafios de um novo Brasil” e o “PT para os próximos 30 anos”, além da prestação de contas da atuação parlamentar do deputado.


Na abertura, prestigiaram o evento o presidente da Câmara dos Deputados Marco Maia (PT-RS); o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Fernando Pimentel (PT-MG); o líder do PT na Câmara Jilmar Tatto (PT-SP); o prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB-MG); o deputado federal Miguel Corrêa (PT-MG) e o deputado estadual Paulo Lamac (PT-MG)

Bastante empolgado, Maia saudou Lopes falando da honra e da satisfação de voltar a Minas Gerais. “Eu saio daqui com a energia renovada, a gente fica muito tempo em Brasília por conta das articulações políticas e acaba perdendo o contato direto com as bases e militantes. Continuem fazendo com que essa energia transforme cada vez mais o deputado Reginaldo, num deputado lutador e comprometido com as causas sociais”, conclamou.

Momento histórico para a educação brasileira, o presidente da Câmara aproveitou e, pela primeira vez, anunciou que nesta semana irá criar a Comissão Especial que discutirá a Reformulação do Ensino Médio no Brasil, requerimento feito por Lopes. “Como se costuma dizer no sul, o Reginaldo é uma carne de pescoço, porque ele tem proposta, vai atrás, passa todos os dias no meu gabinete para apresentar uma demanda, ele está sempre preocupado com as questões de Minas, mas também com os problemas nacionais, como a bandeira de reformulação do ensino médio que ele tem levantado”.

Dentro do tema debatido na abertura: “Os desafios de um novo Brasil”, Maia ressaltou as enormes transformações políticas e sociais produzidas no Brasil a partir do Governo Lula e agora com a presidenta Dilma Rousseff. “O PT e os partidos aliados foram responsáveis por produzir a maior transformação política, econômica, social e cultural da história do país. O Brasil tem estabilidade econômica, reconhecimento internacional na política de distribuição de renda e não deve nada para o FMI”. Como desafios, o parlamentar acredita que o PT precisa consolidar a sua organização e estrutura em todos os municípios brasileiros, precisa aprofundar de forma definitiva as políticas sociais, fazendo com que elas se transformem em políticas permanentes que resgatem a dignidade do povo, que organizem a sociedade, precisa perseguir o caminho de consolidação da democracia, fazendo com que a estrutura política brasileira responda a esse novo tempo.

Seguindo a mesma linha, o ministro Fernando Pimentel afirmou que, a partir de Lula e Dilma, o Brasil implantou um modelo inédito de desenvolvimento econômico. “Nós somos um país que cresce distribuindo renda e o que puxa o crescimento do Brasil é o avanço do mercado interno. A camada da população com renda mais baixa agora pode comprar eletrodomésticos, viajar e ter acesso aos benefícios sociais como o Bolsa Família. Conseguimos incluir 40 milhões de brasileiros na classe média”.

Além da economia, Pimentel destacou o desafio político de fazer alianças importantes “como se fez em BH para a prefeitura e vamos fazer de novo agora”. Segundo o mesmo, essas duas provocações têm resposta no campo prático que é melhorar o processo de formação dos nossos jovens. “Por isso, a iniciativa do mandato do Reginaldo é tão importante, educação é a chave para tudo. Não teremos economia competitiva se não houver educação de qualidade. Não saberemos fazer política se não tivermos jovens bem formados e por isso eu aposto tanto na luta da juventude que eu vejo aqui no mandato do Reginaldo”


O prefeito de BH Marcio Lacerda fez questão de prestigiar o encontro que, para ele, reflete e confirma a ampla liderança de Reginaldo Lopes. “Esta participação intensa de lideranças demonstra sua capacidade de articulação com sabedoria e que, ao longo desse tempo da nossa convivência, eu pude acompanhar de perto. Certamente eu tenho o privilégio de ter comigo na prefeitura mais de 900 companheiros do PT que são fundamentais na construção de uma Belo Horizonte melhor”, completou.

Já Jilmar Tatto enfatizou a preocupação com a reforma política e a necessidade de se fazer um amplo debate sobre o financiamento público de campanha, “porque não dá pra fazer disputa política e ganhar quem tem mais dinheiro.

Outro ponto que o líder da Câmara destacou é o investimento em Educação, “que tem muito a ver com a atuação de Reginaldo Lopes”. “O país muda se investir da creche à pós-graduação, preparando a juventude para o mercado de trabalho. E Reginaldo é o centro dessa mudança porque ele iniciou o debate na Câmara sobre políticas públicas de juventude, ele debateu o crack que tem matado os jovens no Brasil, ele propôs uma reformulação do ensino no país. Porque é jovem, porque pensa como jovem e sabe que o jovem tem que atuar hoje, porque o futuro do país é agora”

Participaram representando o Sindicato o Presidente João Paulo Dias e o Vice Dalberto Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário