quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Agricultura familiar brasileira é destaque em evento das Nações Unidas no Chile



Agricultura familiar brasileira é destaque em evento das Nações Unidas no Chile

Foto: Divulgação FAO

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) promoveu, nos dias 30 e 31 de outubro, em Santiago do Chile, o Diálogo Regional sobre Agricultura Familiar: para o Ano Internacional da Agricultura Familiar. Este evento permitiu uma discussão entre os diferentes atores para melhorar a compreensão do papel do setor em cada região, incluindo a identificação de desafios, oportunidades de desenvolvimento e investimento e prioridades de política para alcançar a segurança alimentar, bem como a erradicação da fome e da pobreza rural.
Na programação, experiências no desenvolvimento da agricultura familiar do Caribe, da América Central e México, dos países Andinos e do Cone Sul foram apresentadas e discutidas em plenária.
A experiência brasileira foi apresentada pelo diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Nilton Pinho de Bem, durante mesa redonda que tratou da importância da agricultura familiar na região e sua contribuição ao desenvolvimento rural sustentável.
“A realização do Diálogo permitiu que diferentes instituições governamentais e não governamentais que são protagonistas na organização, representação e, também, pela execução de políticas públicas para a agricultura familiar reafirmassem suas bases de
referência e fizessem uma reflexão sobre os resultados obtidos e os desafios da agricultura familiar”, explicou o diretor.
Ele acrescentou que a proposta de constituir um comitê regional que se ocupe de uma agenda de ação para o Ano Internacional da Agricultura Familiar deverá ser submetida à FAO, para a Conferência Regional para América Latina e Caribe, em maio de 2014, em Santiago do Chile.
O encontro também debateu: ambiente político, programas e estratégias de apoio, bem como associativismo e cooperativismo para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.
Estavam presentes representantes do Governo Federal dos países participantes, de organizações de produtores agrícolas e de cooperativas, de organismos intergovernamentais, de organizações regionais, de agências internacionais de financiamento, além de diretores de políticas setoriais, acadêmicos e pesquisadores.
O evento foi organizado pela FAO em conjunto com a Aliança Cooperativa Internacional para as Américas (ACI-Américas), a Organização Mundial de Agricultores (WFO) e o Foro Rural Mundial (WRF). 


Fonte:http://www.mda.gov.br/portal/saf/noticias/item?item_id=15134967

Nenhum comentário:

Postar um comentário